sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Florinda Meza García de Gómez (Juchipila8 de Fevereiro de 1948) é uma atriz, diretora, produtora, escritora, dançarina e cantora mexicana. Interpretou, entre muitos personagens, a Dona Florinda e a Pópis da série El Chavo del Ocho (ou Chaves), porém alcançou maior popularidade artística quando no programa Chespirito, interpretou a famosa Chimoltrúfia no quadro do Chaveco.
Na sua juventude, a sua vocação artística a leva a estudar artes dramáticas na ANDA (Asociación Nacional de Actores). Trabalhou como modelo de comerciais para televisão e desempenhou diversos ofícios, como o de Secretária para bancar os seus estudos. A sua evidente capacidade histriônica a fez integrar-se à equipe de Roberto Gómez Bolaños ainda bem no início do programa. Chespirito a convida para trabalhar com ele.
A Partir de então, torna-se a estrela feminina dos programas, realizando diversas caracterizações. O seu primeiro trabalho com Chespirito foi em um esquete de "Don Juan Tenorio". Depois, interpretou a imortal Dona Florinda e, mais tarde, a sua sobrinha Pópis. Nos episódios de Chapolin Colorado, quase sempre fazia o papel da mocinha. Em 1978, ela e Bolanõs assumiram o romance numa viagem que fez ao Chile com o elenco.
Trabalhou em todos os cinco filmes de Chespirito, assim como a peça de teatro também escrita por ele, "Títere" (1984), onde fazia o boneco Pinóquio. Participou também do programa Chespirito a partir de 1.980 com personagens nos quadros de Los Caquitos (Chômpiras) onde interpretava a Chimoltrúfia; em Los Chifladitos (Chaparron), em que fazia a Vizinha, além de "El Doctor Chapatín" (Dr. Chapatin), onde interpretava a Enfermeira. Chimoltrúfia obteve grande destaque, primeiro por ser tão diferente da Dona Florinda, segunda por revelar mais o seu talento para a comédia. Dado o enorme sucesso dessa personagem, Florinda Meza introduziu no mercado a revista semanal da Chimoltrúfia, que alcançou um grande êxito editorial.
Como produtora, Florinda Meza produziu na Televisa as novelas: "María de nadie" (1985), "Milagro y Magia" (1991, também atuou), "La Dueña" (1995) e "Alguna Vez tendremos alas"(1997). Também atuou por mais de oito anos consecutivos no sucesso teatral "11 y 12" - mais uma vez ao lado do marido. Segundo depoimento da própria Florinda Meza, Chimoltrúfia foi a personagem que ela mais gostou de fazer.
No Brasil, a atriz Marta Volpiani tornou-se a dona da voz nacional de Florinda Meza e a dublou em todos os trabalhos, dando conta de todas as vozes e timbres diferentes usados por Dona Florinda, Pópis e Chimoltrúfia! Foi um trabalho de dublagem muito extenso e importante. Marta foi mais uma escolha acertada de Marcelo Gastaldi, que seguiu se pelas demais dublagens para o elenco da versão Brasileira dos programas de Chespirito.
Atualmente é casada com Roberto Gómez Bolaños (Chespirito/Chaves), com quem vive desde 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário